A premissa de um podcast narrativo é um roteiro, um bom texto que conduza a história.
Porque no Podcast Narrativo tudo gira em torno de uma história.
Ao contrário dos podcasts de mesa-redonda, ou de entrevistas, o podcast narrativo é minuciosamente roteirizado. Tudo parte de um roteiro.
Esse roteiro pode se basear num conto, numa crônica, num artigo, num simples texto.
Pois é em cima desse texto que construímos o roteiro.
E um roteiro de Podcast Narrativo, deve assinalar onde entra tal efeito sonoro, em que momento entra a trilha, onde há uma maior entonação da voz… tudo deve ser antecipadamente estruturado e planejado.
Tudo é pensado para transportar o ouvinte a um cenário, a uma época específica. O intuito é trazer o ouvinte para dentro da história.
Para tudo isso, existem técnicas de elaboração de personagens, de ambientes sonoros, do tempo empregado na narrativa, enfim… muita coisa a ser planejada para se obter o resultado final que é entreter o ouvinte.
Mas isso tudo não significa que você não tenha que aprender a parte técnica... Sim, claro, a parte técnica é uma parte muito importante na realização de toda a sua ideia, de toda a concepção da sua história, das tramas, do cenário, enfim, a parte técnica é importante sim... é quando a sua história sai da imaginação, sai do papel e se torna algo real, compartilhado com os demais ouvintes.
Por isso, juntos nós vamos ver aqui o manuseio de aplicativos, softwares, microfone adequado, e toda eletrônica necessária para fazer com que o que você cria chegue ao universo dos ouvintes.
Porém... (sempre tem um, porém...) Me responda:
O que vai diferenciar o seu podcast narrativo dos demais?
- O que vai fazer com que ele se destaque dos milhões de Podcast publicados na internet? (Segundo a Spotify, são 5 milhões de podcasts publicados no mundo)
Então, imagina? O que vai fazer com que o seu podcast se destaque dos demais?
O que torna o seu podcast tão diferente a ponto de ser escolhido num universo de 5 milhões de podcasts na podosfera?
Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três...
Exatamente, acertou quem disse: A linguagem!
Mas Marcelo, o que é a linguagem?
Segundo os linguistas, a linguagem é - abre aspas “qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.” - fecha aspas...
Ou seja, no caso do podcast temos que reunir, conceber, criar um meio sistemático de comunicar ideias através dos sons, tão somente os sons, e só os sons....
Como por exemplo a voz, a voz é um grande recurso para se contar uma história. E vale lembrar, o Podcast Narrativo é uma mídia que se utiliza “unicamente” do sentido auditivo…
No podcast não há gestos, não há imagens, não há legendas, há somente e tão somente, sons, ruídos, músicas, estímulos sonoros e a voz…, sim, a poderosa voz.
Portanto, se você quer produzir um podcast narrativo que se destaque dos demais é imprescindível criar com todos esses elementos uma linguagem adequada ao seu podcast.
E essa é justamente a proposta deste podcast!
Aqui você vai poder acompanhar tudo o que envolve a produção de um podcast narrativo.
Você topa a empreitada? Bora criar!
Então, vamos recapitular...
A premissa de um podcast narrativo é o texto, um roteiro, uma história a ser contata através dos sons. E se tudo começa pelo texto, esse texto tem de ser muito bem escrito.
Sem um bom roteiro, sem um bom texto, dificilmente você vai despertar o interesse no seu ouvinte.
Por essas e por outras eu vou disponibilizar aqui nesse blog diversos exercícios de escrita Criativa para você praticar e manter aceso o fluxo da criatividade sempre em alta.
Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo para elucidar suas dúvidas.
Grande abraço, Marcelo
コメント