top of page

Os tipos de arquivo áudio

Atualizado: 10 de jan.

Há diferentes tipos de arquivo áudio. Basicamente eles se dividem em duas categorias, uma segue uma compressão com perdas, enquanto outros seguem uma técnica de compressão sem perdas.


A compressão acontece quando queremos compactar o arquivo, torná-lo mais compacto significa torná-lo mais leve e fácil de compartilhar.


A seguir vou apresentar os arquivos de formato áudio mais relevantes para quem produz Podcast Narrativo.


Os tipos de arquivo áudio

Podcast Workshop

Formatos de Áudio Não Compactados


Os arquivos não compactados são recomendados por terem mais qualidade.


Eles guardam todas as informações do som, até mesmo as frequências não captadas pelo ouvido humano. Todas as ondas sonoras do ambiente são convertidas, sem perdas, em um formato digital.


Isso faz os arquivos serem mais pesados e difíceis de compartilhar.



Formato de arquivo WAV
Podcast Workshop

O formato WAV (Waveform Audio) foi introduzido pela Microsoft e IBM em 1991. E é, até hoje, o mais famoso de todos os formatos não compactados. Por ser um arquivo mais pesado, ele não é tão popular, mas é amplamente utilizado nos estúdios de gravação.


Formato de arquivo AIFF
Podcast Workshop

3 anos antes do WAV foi introduzido pela pela Apple, o arquivo Interchangeable File Format, mais conhecido por AIFF.

Ele é bem popular entre os músicos de estúdio. Atualmente, o AIFF-C, que é uma versão compactada do formato, é o mais utilizado.

Podcast Workshop

Formatos de Áudio Compactado Sem Perdas


Arquivos descompactados consumem mais espaço no seu computador ou celular e são difíceis de compartilhar, por isso é recomendável compactar esses arquivos.

Na técnica de compactação sem perdas, os dados originais são mantidos enquanto o tamanho do arquivo é reduzido.



Arquivo de áudio FLAC
Podcast Workshop

Atualmente, o FLAC é considerado uma alternativa ao popular formato MP3. FLAC significa Free Lossless Audio Codec. Ele é um formato de compressão de código aberto gratuito para arquivos de áudio e foi introduzido em 2001. Os arquivos FLAC também são recomendados, pois armazenam os metadados de um arquivo. De todos os arquivos de áudio compactados sem perdas, FLAC é a opção mais usada.



Arquivo WMA Sem perdas

WMA foi desenvolvido pela Microsoft. O arquivo WMA pode ser com ou sem perdas. Ele é usado principalmente por usuários do Windows. Sua sigla significa Windows Media Audio.


Podcast Workshop

Formatos de Áudio Compactados Com Perdas


Esses tipos de arquivo são extremamente populares por reduzirem o espaço no armazenamento e serem mais leves para compartilhar. Eles podem não soar exatamente como o áudio original. Porém, eles reduzem consideravelmente o tamanho do arquivo e aumenta a sua praticidade.



Formato de arquivo MP3
Podcast Workshop

MPEG-1 Audio Layer 3 foi introduzido pela primeira vez pela Moving Picture Experts Group em 1993. Tornou-se o formato mais popular de todos com o nome MP3. A técnica de compressão consiste em eliminar todo o som que não é audível para os ouvidos humanos.

Ele é o mais popular por ser uma arquivo leve e aceito em quase todos os dispositivos de reprodução de mídia.



Arquivo de áudio AAC
Podcast Workshop

AAC Advanced Audio Encoding aparece no iTunes, dispositivos iOS, Playstations, YouTube e outras dispositivos. Sua extensão mais comum é o m4a. Ele foi desenvolvido em 1997.



Arquivo OGG
Podcast Workshop

OGG foi popular no início dos anos 2000 quando foi introduzido pela Vorbis. Sua técnica de compressão é altamente sofisticada, mas mesmo assim, até hoje, o arquivo OGG não se popularizou.



 

Podcast Workshop

Áudio & Narrativas

Ajudo você a produzir Narrativas Sonoras

bottom of page